Muitas mulheres chegam ao meu consultório com queixa de manchas na pele, muitas vezes de origem genética ou por exposição excessiva ao sol e analisando os tipos de manchas na pele e o pigmento, faço um levantamento dos melhores tratamentos e explico como evitar ou não deixar agravar o problema, mas muitas confundem que para ter o melhor resultado é necessário o uso de técnicas de tratamentos mais profundos.
Todas as manchas são agravadas com a exposição solar, independente do tipo de mancha. Esse agravamento reage a diversos estímulos produzidos pela melanina. Quando a pele renova com esfoliações, além de clarear as manchas, vai fechará os poros e promover uma limpeza profunda da cutícula da pele. E já é possível ver a diferença já nas primeiras semanas. Se a mancha é superficial ela sai com peelings leves. Caso a mancha for profunda precisa de maiores cuidados.
Tipos de Manchas na Pele
1 – Melanoses ou Manchas Senis
As Melanoses são manchas que aparecem na face e corpo, principalmente devido a exposição solar ao longo da vida. São arredondadas e castanhas, mais decorrente em peles claras.
2 – Efélidas ou sardas
Manifesta geralmente em crianças e jovens na face e ombros, devido exposição em excesso ao sol.
3 – Melasma
O Melasma normalmente surge devido à alterações hormonais. Dra. Denise Lima afirma que, muitas vezes está relacionado à gravidez e ao uso de anticoncepcional associado com exposição solar. Podem surgir no rosto (buço, bochecha e testa) e colo.
4 – Manchas Pós-acne
Aparecem depois do processo inflamatório da acne. No início, são manchas avermelhadas e pontuais, que podem se tornar amarronzadas. Quando o paciente tem o hábito de machucar a pele com a unha nestas lesões, a mancha pode se tornar mais profunda e resistente.
5 – Ceratose Seborreica
São lesões ásperas que podem ser escuras ou esquanquiçadas, que podem ocorrer principalmente na face, pescoço, costas e tórax. Muitas pessoas a confunde com verrugas e traz incômodo estético.
Como Evitar que as Manchas Apareçam
Dra. Denise Lima afirma que a melhor alternativa é sempre evitar a exposição solar e usar corretamente o protetor solar. Caso for para praia e piscina ou fazer uma caminhada ao ar livre, não esquecer de utilizar chapéu ou usar o guarda-sol. Para quem quer uma proteção ainda mais intensa sugiro o uso de antioxidantes via oral, como o pycnogenol ou o polypodium leucotomos, pois auxiliam na proteção celular dos efeitos da radiação solar. O uso de cremes com vitamina C associado ao protetor solar também é uma ótima opção para ajudar na prevenção de manchas.
Tratamentos para os Tipos de Manchas na Pele
De acordo com cada tipo de mancha é utilizado uma alternativa diferente para clarear como laser nd-yag, Laser CO₂ Fracionado, Peeling Químico médio ou superficial, Luz Intensa Pulsada, Peeling de Cristal, entre outros.
1 – Melanoses ou Manchas Senis
Resultados desde as primeiras sessões com laser Nd-yag, Luz Intensa Pulsada e Peeling Químico.
2 – Efélidas ou sardas
Traz resultados favoráveis com laser Nd-yag, Luz Intensa Pulsada e Peeling Químico são as alternativas.
3 – Melasma
De acordo com a profundidade e tempo do melasma, possui respostas variáveis aos tratamentos. Os tratamentos sugeridos são: Mesoterapia (Intradermoterapia) com ativos injetáveis, Luz active, Peeling de Cristal e Peeling Químico.
4 – Manchas Pós-acne
São indicados para bons resultados Luz Intensa Pulsada associada com Peeling Químico e Limpeza de Pele Profunda.
5 – Ceratose Seborreica
Há necessidade de fazer eletro-cauterização.
Fotos
Agende sua Avaliação
Para obtenção de melhores resultados a indicação é: o uso de cremes clareadores, associados com uso correto do protetor solar e a opção de tratamento que foi orientado pela profissional para determinado tipo de mancha. O momento é agora de cuidar das manchas que tanto te incomoda. Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!